Notícias
02/04/2024

GETRIN-RN lança Carta Aberta dirigida à Comunidade Acadêmica do RN para estimular formação da cultura da prevenção

Na dia 01/04/2024, no lançamento do Abril Verde no Rio Grande do Norte, o Grupo de Trabalho Interinstitucional (GETRIN-RN) lançou uma Carta Aberta dirigida à Comunidade Acadêmica, destacando e reconhecendo a importância do papel desempenhado pela academia “na formação de uma cultura efetiva de fomento à prevenção de acidentes e adoecimentos no trabalho, atendendo ao disposto no art. 14 da Convenção 155 da OIT”.

Carta Aberta do GETRIN-RN dirigida à Comunidade Acadêmica do RN

O GETRIN-RN - GRUPO DE TRABALHO INTERINSTITUCIONAL DE PREVENÇÃO A ACIDENTES DE TRABALHO NO RIO GRANDE DO NORTE, como uma das ações da campanha ABRIL VERDE 2024, vem por meio desta Nota Pública enaltecer o papel das Instituições de Ensino Superior e destacar a conclusão de seus membros da importância do papel da academia na formação de uma cultura efetiva de fomento à prevenção de acidentes e adoecimentos no trabalho atendendo ao disposto no art. 14 da Convenção 155 da OIT.

Somente através do conhecimento é possível avançar na busca de uma sociedade mais íntegra, justa e ambientes de trabalho seguros e saudáveis.

O GETRIN/RN acredita fortemente que a atuação das Instituições de Ensino Superior, calcadas nos pilares fundamentais de Ensino, Pesquisa e Extensão é parte essencial de qualquer esforço social para o desenvolvimento de profissionais com apurado senso crítico e visão da importância da prevenção como medida efetiva de diminuição do número de trabalhadores adoecidos e acidentados.

Assim, considerando o papel institucional do GETRIN/RN de fomentar e sugerir boas práticas socialmente articuladas para implementação do trabalho seguro e saudável, vem publicamente exortar as Instituições de Ensino a, dentro de sua autonomia, considerarem as seguintes propostas de ação:

A) NO EIXO ENSINO:
a.1) Considerem criar disciplinas optativas focadas no “Meio Ambiente do Trabalho”. Percebe-se clara evolução da produção acadêmica e atenção de cursos como Direito, Administração, Engenharia e Medicina sobre o tema. Assim, o GETRIN/RN se coloca à disposição para sugestões de ementas de disciplina que poderão ser pensadas como cadeira opcional dentro da autonomia acadêmica dos programas existentes.
a.2) Considerem, nos cursos de graduação e/ou pós-graduação, abordar a temática em seminários especiais e/ou palestras. O GETRIN/RN se coloca à disposição da comunidade acadêmica para participar ativamente de tais eventos, trazendo a visão plural de suas instituições para a formação dos alunos.

B) NO EIXO PESQUISA:
b.1) Considerem criar projetos de pesquisa sobre os mecanismos de compliance e gestão de empresas no que concerne ao Meio Ambiente do Trabalho. O GETRIN/RN, por suas instituições integrantes, se coloca à disposição da comunidade de pesquisa para facilitar a interação na obtenção de dados relevantes para pesquisas concretas sobre acidentes do trabalho;
b.2) Considerem convidar o GETRIN/RN, por suas instituições integrantes, para participar de grupos de pesquisa existentes nas Instituições de Ensino Superior como forma de agregar valores da atuação prática das instituições em prevenção a acidentes e adoecimento relacionados ao trabalho, na pesquisa acadêmica.

C) NO EIXO EXTENSÃO:
c.1) Considerem criar projetos de extensão focados no fomento de ações e iniciativas de conscientização de toda a sociedade sobre a necessidade de se manter um meio ambiente do trabalho seguro e saudável. O GETRIN/RN, por suas instituições integrantes, se coloca à disposição para auxiliar no fomento e capacitação dos participantes de tais projetos.

Bento Herculano Duarte Neto - Desembargador Gestor do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região (TRT21)
Alexandre Érico Alves da Silva - Juiz Gestor do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 21a Região (TRT21)
Antônio Gleydson Gadelha de Moura - Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 21a Região (PRT21)
Benvenuto Gonçalves Júnior - Presidente do Fórum Lusófono de Engenharia, Segurança e Saúde do Trabalho (FOLESST)
Milton Alves Ribeiro - Presidente da Associação Nacional de Engenharia e Segurança do Trabalho (ANEST)
Leandro Cabral de Medeiros - Presidente da Associação dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (AEST-RN)
Sérgio Azevedo - Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do RN (Sinduscon-RN)
Marcelo Fernandes de Queiroz - Presidente da Fecomércio RN
Andréa Brito - Diretora do Cerest Natal/RN
Karla Maria Falcão Lima - Diretora do Cerest Estadual do Rio Grande do Norte
José Alexandre Pereira Pinto - Presidente da ANATRA
Roberto Wagner Costa Fernandes - Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte
Sarita Cesana - Empresa Sarita Consultoria (Psicologia e Treinamento)

Fonte: TRT21 

Versão: 2.1.6